30/03/2009

Ciência, filosofia, teologia, religião e verdade

Ainda refletindo sobre a tal ciência, ontem assistimos o Programa Café Filosófico, na TV Cultura, em que a filósofa brasileira Viviane Mosé falou sobre Nietzche. Foi maravilhoso, porque ampliou nossa cosciência sobre o filósofo e sobre a existência.

Seguem alguns trechos que peguei no Youtube.


Acerca do debate sobre ciência, filosofia, teologia, religião e verdade, queria apontar esse vídeo com um trecho do programa Café Filosófico do dia 29/03/229, da TV Cultura, sobre Nietzche, nesse link.

A filósofa Viviane Mosé termina esse trecho dizendo assim: "Por isso que não tem nada a ver religião com fé, religião é uma coisa de ser humano e, em geral, nefasto, difícil e perigoso. Agora, fé é um assunto maravilhoso. eu por exemplo tenho muita fé, tenho fé na vida, nas coisas que brotam, no dia que nasce e acredito que tudo é interessante, que os conflitos sejam bons, que todas as coisas têm uma porção interessante, que a gente pose tirar sempre alguma coisa de belo".

Aqui, mais um trecho desse programa, que fala mais exatamente sobre o niilismo como negação dos valores superiores. A filósofa explica que para Nietszche, "a Morte de Deus é o que mata a Modernidade. Mas a morte de Deus é muito diferente do que as pessoas pensam, Morte de Deus é o seguinte: quando a ciência nasce, a religião perde o valor. Então, quem mata Deus é a ciência, o homem científico".

Na continuação ela explica que esse homem moderno cria outra ilusão. Esse homem reage à Deus e no trono que ele tinha antes dedicado a Deus ele coloca outra coisa, o futuro. Cria outra metáfora, ilusão, mundo, que é o futuro.

Nesse trecho do programa
, a filósofa trata da relação do homem com o mundo, sua necessidade de entendê-lo e explicá-lo. E a partir disso, em sua relação com a verdade.

Ela diz: "a verdade não é produto da nossa curiosidade humana em descobrir o que as coisas são, a verdade é produto do nosso medo da morte, a verdade é a necessidade de estabelecer no mundo a duração, a verdade é produto de uma necessidade psicológica de duração, é literalmente o que Nietzche diz".

VALE A PENA ASSISTIR INTEIRO!!!!

Nenhum comentário: