23/07/2007

do verbo viver...


Noutro dia estava pensando sobre se eu fosse privada das coisas deste mundo, do que eu mais sentiria falta?

Cheguei à conclusão de que seria bem difícil viver sem os livros... adoro música, adoro cinema, mas os livros... acho que eles estão numa outra esfera pra mim...

Vim pensando nisso e me lembrei de um amigo que adora ler e sempre leu muito.... mas faz alguns poucos anos que sua visão está diminuindo... hoje ele só tem 20% da visão em uma das vistas. Até alguns meses atrás ele conseguia ler. Sua disciplina é tamanha que se sentava todos os dias as mesmas uma hora para ler... no começo lia 10 páginas por dia, mas faz uns dois meses que não consegue mais ler... sua mulher, então, lê para ele... mas noutro dia ele me confessou que tentou ler sozinho novamente... não conseguiu... fiquei pensando na estranheza dessa situação... para alguém que devia ler mais de um livro por semana... e ler é exatamente uma das coisas que ele mais sente falta agora que está quase cego... e olha que ele é arquiteto!

tentei me imaginar na situação dele, mas não consegui.... o que consegui foi pensar nas pessoas que enxergam, mas não sabem ler ou escrever... que estranho isso deve ser!!! meu amigo está perdendo a ferramenta (seus olhos), mas têm o conhcimento... essas pessoas têm a ferramenta, mas lhes falta o conhecimento... e é mais fácil adquirir o conhecimento do que trocar a ferramenta...

que mundo louco esse em que muitas ferramentas existem mas ficam sem uso por causa da falta de conhecimento... e justo o conhecimento que é a parte mais fácil de ser trocada, transmitida, transferida...

a mulher do meu amigo empresta sua ferramenta para ele... os olhos dela lêm para ele... mas é ele, com seu conhecimento e suas outras ferramentas que sentem e aprendem e apreendem as palavras...

como seve ser não saber ler... olhar para as palavras e ver o que??? o Bru me disse que deve ser como a gente que é brasileiro tentar ler um texto em alemão ou aramaico... mas não sei, acho que é diferente, porque o mundo das palavras já nos foi aberto... e por mais que a gente não decodifique, a gente sabe que isso é decodificável...

ao mesmo tempo, fico pensando que deve ser um mundo mágico em que vivem as pessoas que não sabem ler e têm a sorte de ter outras pessoas que lhes empresta seu conhecimento... vivem no mundo do ouvir e, portanto, desenvolvem mais esse sentido do que nós que lemos...

para mim ler é uma experiência tão pessoal, privada, solitária... fico achando que quando alguém lê para você, a experiência do livro é outra... nem melhor, nem pior, mas outra... confesso que acho que teria muita dificuldade em me adaptar a essa experiência... mas acho que ela ampliaria muitos horizontes...

que sorte tem esse meu amigo, porque de certa maneira foi obrigado a ampliar seus horizontes do sentir... passando de uma leitura visual e solitária, para outra auditiva e dependente... que efeitos devem causar as palavras que antes ele lia e agora ele ouve... que efeito isso deve causar em sua vida, em sua alma...

o mundo é tão cheio de possibilidades... quantos são os horizontes que ainda não conheço, não vivi, não senti.... quantos são então os que ainda nem imaginei!!!

(Imagens: Pablo Picasso: "The Old Guitar Player" e "Escrever")

Um comentário:

Desconjumina disse...

more,
tá dando um show nas escolhas de imagens hein?